13 janeiro 2008

ECCE - HOMO

"Quando eu for levantado da terra, atrairei tudo a mim". João 12:32.

ECCE - HOMO

(excertos)

I

Eu agora sou o homem

que vive para morrer.

Sou o homem que vive

porque sabe que vai morrer.

II

Eu sou um homem

A quem tiraram o cérebro

E anda agora por aí,

aos trambolhões,

tremendo arrepiadinho de frio,

Com dores na cabeça

E desejando a morte.

III

Eu sou o homem

que cresceu como todos crescem,

Amou como todos amam,

Rezou como todos rezam,

Mas não viveu como todos vivem.

VIII

Eu sou o homem que vos assegura

Que já não haverá mais miséria

No porta-bagagem,

Porque ela sentar-se-á

Ao lado das pessoas que vão no carro.

IX

Eu-sou-o-homem-que-está-aqui,

comoA-pedra-que-está-no-chão.

N. B. - A pedra só se moverá,quando alguém tropeçar nela.

Deixem-a-pedra-no-mesmo-lugar

queo-homem-deixar-se-á-ficar-ali.

XI

Cortem-lhe agora as pernas.

Os braços igualmente.

Da cabeça tirem-lhe tudo.

Os olhos é que não,

Pois que para ver miséria

É que eles são.

Armem um estrado

Num canto da rua,

Por debaixo dos beirais.

E sentem-no lá,

Nu, nuzinho.

Camisa para quê,

Se ele já não tem braços?

De que servirão as calças

Se ele já não tem pernas?

E àqueles que passarem

Mostrai-lhe o letreiro:

«ECCE HOMO»

Eis o homem ideal.

Clemente Tavares

7 comentários:

Black Rose disse...

Poema muito intenso carregado de reflexões...

Teté disse...

Bom, nem sei o que dizer!

Mesmo só nos pedaços, o poema abana a estrutura de qualquer um. Será que demolidor é o termo?

O Homem ideal é objecto?

Hummm...

GZ disse...

homem ideal objecto??? n me parece...

mulher ideal objecto??? muito menos...

belo poema, faz pensar...

boa música a acompanhar... ingredientes para um blog onde quero voltar...

Unknown disse...

Boa escolha!

Bom fim de semana.

Bjnhs

ZezinhoMota

Roberto disse...

thanks let for the words which you have in my blog a best regard Roberto

Roberto disse...

SU.Excuses I have only understood up now, that person is alive

Baci Roberto

Porcelain disse...

O “homem ideal” vive morto... sabe que vai morrer, mas esquece-se que um dia realmente vai morrer e se um dia vai morrer, bem podia viver entretanto... até porque, se realmente viver, quando for levantado da terra, atrairá tudo de bom a si...

Perdoem a invasão, mas simplesmente não consegui resistir... música magnífica, magnífico blog! Obrigada do coração pelos simpáticos comentários!